quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Poder de Definição



Como adultos temos um poder incrível sobre os nossos filhos e as crianças à nossa volta. Acredito que é essencial utilizarmos esse poder de uma forma consciente e com muita atenção. Há um tipo de poder que as vezes nos esquecemos, o poder de definição. O poder de definição que os adultos têm sobre as crianças é forte, e se não estivermos muito atentos é muito pouco óbvio.

Temos todos ideias (limitadoras) de como nós próprios somos. Sou ansiosa. Tenho dificuldades de concentração. Como muito. Irrito-me com facilidade....

De onde vêm estas ideias? Porque começaste a definir a tua personalidade de uma certa forma? 



A forma que falamos sobre uma criança, a forma que a definimos, vai afetar e formar a sua auto-imagem. Sou assim…

E temos que ser praticamente adultos, e ter uma boa auto-estima, para termos coragem de questionar a imagem que os outros têm de nós.

Quando digo diretamente à criança:
-Tu estas cansado.
- Portas-te sempre mal.
- És muito chato.
- Nunca ouves.
- Não consegues sozinho.
- És muito falador.

Ou quando falo sobre ela com um outro adulto (na presença dela):
- Ela é muito ansiosa.
- Ele tem dificuldades de concentração.
- Ele é violento.
- Ele é nervoso.
- Ela é desorientada.
- Ele é hiperativo.

O que estou a fazer?
Exatamente, estou a utilizar o meu poder de definição sobre a criança, mas também tenho o que podemos chamar "o privilégio de formular o problema" o que também faz com que eu como adulta, tenho o poder da solução... Vale a pena refletir um pouco sobre isso... não achas?

As minhas palavras sobre à criança podem ter nomeadamente dois efeitos...

1.Quando digo o que a criança sente (frio, fome, zanga…), como a criança confia mais nos adultos/pais do que nela própria, estou a priva-la de aprendizagens importantes sobre auto-responsabilidade. Em vez de fazer uma afirmação, sugiro que transformes o que queres dizer numa pergunta, ou numa frase tipo “Parece-me que estás zangado.”

2.Quando descrevo a personalidade da criança estou a afetar a sua auto-imagem. E o que acontece quando a criança cria uma auto-imagem de ser ansiosa/violenta/hiperativa? É uma “selfulfilling  prophecy” , uma profecia que se vai realizar por ela própria….

A minha sugestão é fazermos um jogo de palavras. Vamos trocar as palavras com uma conotação negativa por palavras mais positivas, é que, se a auto-imagem da criança é afetada pelas palavras negativas, também reage às palavras positivas, certo? Se em vez de dizermos "Ele tem dificuldades de concentração", disséssemos "Ele está sempre muito atento ao que se passa a volta."... Será diferente?

Em baixo encontras uma pequena lista de mais exemplos. Experimenta e vê o que acontece! Será que a criança reage de uma forma diferente? Será que as minhas soluções e o meu comportamento perante a criança muda?.....

Mandão              líder natural
Compulsivo         eficiente, atento ao detalhe
Palhaço              gosta de se divertir
Provocador         crenças fortes, corajoso
Calado               pensador, refletivo
Teimoso            determinado, persistente
Não focado         processa muita informação
Fala alto            confiante
Falador              bom comunicador
Tímido               cuidadoso
Quer atenção      expressa necessidades
Desobediente      independente, explora limites
Impulsivo           espontâneo
Medroso             pensativo, cuidadoso
Mau                   procura poder
Intrometido        curioso
Desafiador          integridade forte

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