© MamaMia |
Os meus valores já tenho bem definidos desde que fiz a minha formação com a Family Lab (não antes...). Igual valor, autenticidade, integridade e responsabilidade estão sempre comigo. Hoje não vou entrar em mais pormenor em relação aos valores porque quero-me focar em intenções.
Podemos olhar para as nossas intenções em dois níveis. Posso ter intenções em relação a mim como mãe/pai e posso ter intenções em relação ao meu filho e o que lhe quero transmitir. Há um senão em relação às intenções relacionadas com o meu filho... muitas vezes essas intenções transformam-se em expectativas. E expectativas são grandes inimigos de qualquer relação. Para evitar que essas intenções se transformem em expectativas, o mais fácil é definir que a minha intenção é passar certos valores ao meu filho e focar o resto das intenções em mim.
Acho que definirmos as nossas intenções é uma coisa que deveríamos fazer antes de ter filhos. Nunca conheci ninguém que o tivesse feito desta forma, nem antes, nem depois... Uma vez escrevi o meu manifesto de mãe (bastante depois de ter tido filhos...), o que foi um primeiro passo no caminho das intenções. Depois de ter escrito esse manifesto, e após ter lido Everyday Blessings: The Inner Work Of Mindful Parenting de Jon and Mayla Kabat-Zinn, um dos meus livros preferidos sobre parentalidade, decidi realmente escrever as minhas intenções. Nunca as cheguei a publicar aqui, mas já as partilhei em palestras, cursos e e-cursos.
Então aqui vão as intenções (muito inspiradas no livro em cima) da Mama Mia.
1ª Intenção: A minha intenção é entregar-me totalmente a uma parentalidade consciente e ter sempre os meus valores base comigo.
2ª Intenção: Vou olhar para a parentalidade como uma oportunidade única de me ficar a conhecer cada vez melhor. Para assim poder partilhar o melhor de mim com os meus filhos (e em todas as minhas relações).
3ª Intenção: Vou praticar Mindfulness e vou procurar estar conscientemente presente em todos os momentos (principalmente com os meus filhos).
4ª Intenção: Vou-me sempre esforçar para VER os meus filhos. Vou procurar deixar todas as minhas expectativas e todos os meus medos de lado. Vou procurar aceitar os meus filhos exatamente como são em todos os momentos. Isso também quer dizer que vou trabalhar para me ver a mim, e para me aceitar a mim, para assim conseguir ajudar os meus filhos a fazerem o mesmo.
5ª Intenção: Vou-me esforçar para ver sempre os pontos de vista dos meus filhos e procurar perceber quais as suas necessidades.
6ª Intenção: Vou aproveitar todos os momentos da minha vida com os meus filhos. Os bons e os menos bons, exatamente como estão.
7ª Intenção: Vou guardar estas intenções no meu coração junto com os valores que quero praticar e tenho um compromisso comigo mesma de as ter presentes da melhor forma que consigo, todos os dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário