Acredito que as nossas crianças
aprendem nomeadamente observando os adultos, seguindo o nosso exemplo. Mesmo
assim, também acredito que podemos utilizar a nossa linguagem de uma forma
eficaz e respeitadora, ou numa forma pouco eficaz e pouco respeitadora. E afinal de contas, isso também é um exemplo que eles irão seguir.
Quando pedes uma coisa ao teu
filho, que tipo de linguagem utilizas? Faz, isso AGORA! Não podes fazer
assim! Faz assim! Se calhar
começas por uns pedidos mais simpáticos, e depois passa para o imperativo bem
forte…
Com frases que demonstram
interesse e estão focados na colaboração aumentamos a probabilidade que as
crianças se tornem mais interessados naquilo que queremos, e mais predispostos
a colaboração.
Nas
últimas duas semanas tenho
estado sozinha com os meus três filhos. Uma situação que as vezes se
torna
desafiante. Um dia a hora do jantar, estava mesmo a sentir a necessidade
de ter
ajuda para por a mesa. Os meus dois filhos mais velhos estavam a ver
televisão
e o mais pequeno andava a volta dos Legos, ou seja esta noite não havia
iniciativa nenhuma para ajudar. Os três estava praticamente
hipnotizados. Apetecia-me exclamar…. Venham
cá AGORA ajudar, que eu não sou a vossa empregada! Felizmente estava num
momento de alguns recursos e resolvi fazer algo diferente, e o cenário foi o
seguinte:
Preciso da vossa atenção durante 1 minuto, agora, pode ser?
Ohhhh… estamos a ver este programa!!
Por favor, é só um minuto.
Então, rápido mamã!
Ok, é assim, eu hoje estou muito cansada e preciso mesmo da vossa
ajuda, que tal trabalharmos em equipa? Eu estou a fazer o jantar, parece vós
bem serem vocês a por a mesa?
Ok, mamã, o programa está quase a acabar, pode ser a seguir.
Ok, então logo que acabe desliga-se a televisão e põem a mesa, é isso?
Sim! Agora por favor sai da frente para podermos continuar a ver isto!
Muitas
vezes é incrivelmente desafiante conseguir que outros adultos entendam as
nossas necessidades. Muitas vezes achamos que os outros já deveriam saber, sem
termos que dizer, o que necessitamos. Mas na verdade, não é bem assim tão
simples, pois não? Saber o que outra pessoa quer, é um desafio para nos adultos
em praticamente qualquer relação. Então imaginem como será para uma criança,
que tem muito menos experiência desta vida do que nós…
Seguem
aqui 20 frases alternativas para promover a colaboração entre adultos e
crianças. E certamente consegues-te lembrar de mais frases, ou se calhar até
tens alguma frase que sabes que funciona muito bem (se tiveres partilha!).
Boa
colaboração!
Posso-te
ajudar?
Deixas-me
fazer X agora?
Como
podemos resolver isso juntos?
Tens
alguma ideia de como resolver isso?
O que
farias se fosses eu?
Vamos
trabalhar em equipa?
A última
vez que isto aconteceu, o que fizemos?
O que
podemos fazer juntos para resolver isso?
Queres-me
mostrar uma forma diferente de fazer isso?
Então
conta-me mais sobre as tuas ideias?
Vamos
começar do início e fazer de conta que isto não aconteceu?
Queres me
ajudar?
Gostava
muito de ter a tua ajuda para resolver isto, como é que me podes ajudar?
Então
qual é o próximo passo?
Achas que
é melhor fazer isto de uma forma diferente? Qual?
Ok, então não queres fazer da minha maneira, como queres fazer?
O que achas que tu ou eu podemos fazer de forma diferente?
Consegues pensar numa
solução?
Isto não está a funcionar para mim, vamos pensar numa solução juntos?
Diz-me se achas que a minha ajuda poderia ser te útil.
Olá!
ResponderEliminarAchei muito interessante o artigo! Como mãe não uso esta maravilhosa linguagem aqui proposta. Vou certamente alterá-la, pois assim é que faz sentido. Muito mais tranquilo, mais desafiador, promotor de melhores relações, mais estimulante para as crianças também. É isso que preciso! Vou registá-las, lê-las várias vezes e aplicá-las! No meu dia a dia como professora também se irá refletir.
Obrigada pelas ideias e partilhas.
Manuela P.
Excelente! :)
ResponderEliminarÓptimas dicas!