MINDFULNESS



© MamaMia
Quando praticamos Mindfulness estamos a prestar atenção de propósito, no momento presente (aqui, agora) e sem julgamentos. 
Muitas vezes parece que a nossa mente tem vida própria e não assumimos a liderança sobre ela. Não temos nenhuma intenção ou nenhum propósito para a nossa mente e os nossos pensamentos. Em Mindfulness, o propósito (e intenção) é chave. Temos a intenção e o propósito de experienciarmos por inteiro, sendo ela a nossa respiração, uma certa emoção, uma acção específica ou uma parte do nosso corpo.
Um bom exercício é olharmos para forma como comemos. Quando estamos a comer de uma forma mindful, estamos propositadamente e conscientemente a colocar toda a nossa atenção no processo de comer. Prestamos uma atenção muito consciente em todas as sensações que este processo envolve, o sabor da comida, a textura… e todas as nossas respostas à essas sensações. E cada vez que a nossa mente decide vaguear, direcionamos, firmemente e amavelmente, novamente a atenção para o que estamos a fazer.
Quando estamos a comer de uma forma não-mindful, sabemos que estamos a ingerir alimentos, mas de forma não consciente, pois a maior parte da nossa consciência está focada em outras coisas… falar, ver TV, ler, pensar, etc.

Prestar atenção no momento presente
Em estado de mindfulness estamos completamente focados no que se está a passar neste preciso momento. A nossa vida é feita de momentos e se não prestarmos atenção quando estes acontecem …o que é a nossa vida? Quando deixamos a nossa mente sem rumo, com todos os seus pensamentos, temos a tendência de viver no passado e no futuro… e muito pouco no presente. Vamos buscar sentimentos do passado que não pertencem a este momento, ou imaginamos eventuais emoções que possamos ter no futuro… que também não pertencem a este momento. O passado já não existe e o futuro é uma fantasia até acontecer.

Ou seja, em mindfulness o que nos interessa é o agora. Mas, isso não quer dizer que nunca pensemos sobre o passado ou o futuro, mas quando o fazemos, estamos a fazê-lo de uma forma mindful, estando conscientes do que estamos a fazer e o que isso faz connosco. 

Prestar atenção sem julgamento
Quando praticamos mindfulness  podemos ter muitas emoções mas não julgamos ou avaliamos essas emoções. No dia-a-dia das emoções, o grande problema normalmente não é o que estamos a sentir, mas o que estamos a sentir em relação àquilo que sentimos. Em mindfulness, no fundo, não dizemos se uma emoção é boa ou má. A emoção é. Não ficamos chateados porque estamos a sentir uma emoção que não gostávamos de sentir. Quando a emoção vem, observamo-la de uma forma mindful. Reparamos como surge, como passa pelo nosso corpo, para depois deixar de existir. Independentemente de ser uma experiência boa ou má, tratamo-la da mesma forma.

Algumas vantagens da prática de Mindfulness

• estar em melhor contacto consigo próprio, outras pessoas e a vida à volta.
• com confiança poder experienciar emoções, pensamentos e sensações que causam mal estar.
• poder estar aqui e agora
• sentir mais entusiasmo e energia perante a vida
• lidar melhor com stress
• lidar melhor com dor
• entender que pensamentos e emoções vão e vêm, e são o que são
• conseguir ver todas as coisas boas que já existem na vida, grandes e pequenas
• desenvolver a auto-aceitação, e consequentemente também a aceitação dos outros

Práticas
Podemos praticar mindfulness de várias formas diferentes. A forma mais divulgada é a meditação sentada, mas também podemos meditar em andamento e em movimento. A prática de mindfulness inclui também movimentos conscientes (por exemplo yoga e tai chi), exercícios de consciência corporal, exercícios específicos formais, exercícios simples no dia-a-dia e a integração das atitudes de Mindfulness no dia-a-dia. 
Se estiveres interessado em saber mais sobre este tema podes pesquisar nos links em baixo. Também podes  subscrever a newsletter da LIFE Training para estares sempre a par de quando há eventos de Mindfulness ou podes marcar uma sessão individual.

• Mindfulness Research Guid www.mindfulexperience.org
• Center for Mindfulness, www.umassmed.edu
• Mindfulness Research Monthly, www.mindfulexperience.org
• Centre for Mindfulness Research and Practice, www.bangor.ac.uk

Sem comentários:

Enviar um comentário