Noutro
dia quando fui buscar a minha filha na escola (ela anda no 2º ano) ela,
com algum entusiasmo, começou a descrever um sistema de recompensas que
a professora de artes plásticas tinha montado para a turma. Não vou
entrar em grandes pormenores, mas resumindo, quem se “portasse muito
bem” durante um mês inteiro, iria receber um prémio…. No fim da
conversa, a mina filha perguntou-me “Oh, mamã, o que achas disto?” “O
que achas que eu acho, filha?” A Liv ficou calada durante um segundo ou
dois e depois disse “Eu acho que tu não gostas…”.
Pois não, não gosto, e não só não gosto como acho contra produtivo e problemático.
Sistemas
de recompensa não funcionam? Funcionam!!! Tanto com crianças como com
adultos… mas tudo que funciona hoje é bom amanhã?
Há
muitas provas científicas que demonstram que recompensas não afectam a
motivação interna. Até há estudos que demonstram que recompensas
externas até diminuem a motivação interna! (por exemplo: Deci, E et al. A meta-analytic review of experiments examining the effects of extrinsic rewards on intrinsic motivation. Psychological Bulletin. Vol 125(6), Nov 1999 e o Daniel Pink também fala disto no Drive).
Quando
falo de sistemas de recompensa refiro me a sistemas mais elaborados que
são utilizados para conseguir um comportamento/rotina nova. Em casa por
exemplo para a criança começar a adormecer sozinha, ou os quadros na
escola com as estrelinhas ou caras felizes para os meninos que se
“portam bem”. Mas também falo das recompensas “espontâneas”, tipo “Se apanhares os teus brinquedos dou-te um gelado.” As duas situações são problemáticas por várias razões, vou falar de algumas….
O propósito
Muitas
vezes quando se trabalha com estes sistemas nos infantários e nas
escolas (e também em casa) faz se uma tabela onde é fácil visualizar a
“pontuação” da criança. Por um lado podemos dizer que a criança tem
poder de influência sobre o sistema, como consegue entender e ver que se
fizer X recebo Y. E isso cria o propósito. E o propósito é o grande
problema. O propósito para a criança é receber O Prémio. É isso
que queremos ensinar? Queres que a criança faça algo porque ela quer
fazé-lo (e entende que é importante fazer essa coisa) ou porque recebe
uma Barbie?
O guia interior
Ao
serem muito expostas aos sistemas de recompensa, ou pequenas
recompensas “espontâneas”, as crianças deixam de ouvir “o seu guia
interior”, não ouvem a própria vontade, e começam a agir geridos por
recompensas externas.
Uma
professora com quem falei uma vez sobre estes assuntos, contou-me que
um menino na turma dela chegava sempre atrasado a sala depois dos
intervalos. Para motivar o menino a chegar a horas, ela montou um
pequeno sistema que significava que se o menino chegasse a horas após
todos os intervalos durante 10 dias seguidos, ele ia ser delegado da
turma durante o mês seguinte (uma coisa que o menino ansiava ser). Certo
dia o menino estava a brincar com uma menina no recreio. A menina ficou
presa entre duas pranchas ao mesmo tempo que se ouvia o toque de
entrada. A professora estava a porta a assistir a cena… A menina pediu
ajuda ao menino mas ele já estava a correr e gritou “Não posso ajudar,
tenho que entrar!”. A professora percebeu que, com o seu sistema de
recompensa (que tinha as melhores intenções!) tinha criado uma situação
em que o menino não quis ajudar a amiga por causa do prémio!
Enquanto
a criança é pequena, nós como pais até conseguimos controlar a situação
mais ou menos, mas ao crescer se calhar um dia o teu filho vai estar a
frente de um amigo que lhe diz: “Dou te um Beyblade se baixares as
calças ao João”…. Se… ou quando, esse dia chegar, queremos que o nosso
filho saiba ouvir o seu guia interior. Se esse guia tiver sido calado
com recompensas e prémios… a criança vai se guiar pelo prémio que irá
receber…..
Dependência da Recompensa
Quando
os nossos filhos estão expostos aos sistemas de prémios e recompensas
nas escolas (e em casa) estamos a criar pequenos dependentes de
validação externa. Noutro dia falei com uma mãe que me contou que o
filho, o Tiago, tinha chegado a casa muito, muito triste. O Tiago tinha
partilhado a sua fruta com um menino da turma, mas como a professora não
tinha visto, ele não recebeu nenhum “lindo menino” e pior ainda, ficou
sem estrelinha pelo “bom comportamento”! E em conversa com a mãe percebi
que este o Tiago tem uma fraca auto-estima e está completamente
dependente de validações externas (por que foi habituado a um sistema de
prémios e elogios).
O rapaz não se sabe sentir bem com as coisas “boas” que faz… só se
sente bem se alguém elogiar o comportamento dele de alguma forma. E
podemos sempre especular se o rapaz, ao partilhar a fruta, estava a ouvir o seu guia interior, ou se era a estrelinha a chamar..….
A criança começa a fazer a mesma coisa com irmãos, amigos (…e com os pais)
Após
algum tempo qualquer pai que utiliza sistemas de prémios e recompensas
(ou que tem filhos que andam em escolas onde isso é utilizado…), vai
notar que a criança começa a reproduzir o sistema. O meu filho do meio é
um óptimo exemplo disso, que neste momento está a testar este sistema
de manipulação com os pais, os avós, os irmãos…. (Aliás, ele é tão bom
que a escolinha dele merece uma conversa comigo!… ;o))
E vejo crianças a faze-lo em todo o lado.... Noutro dia no Jumbo...
-Mamã! Se me deres aquele Ursinho de peluche dou te um beijinho!
-Não. Tens que pedir ao Pai Natal!
-Se não me deres o Ursinho nunca mais te dou beijinhos!
A criança começa a negociar os prémios
Nos sistemas de recompensas vai mais cedo ou mais tarde haver inflação… a criança começa a negociar… Quero 3 estrelas, não uma, para apanhar os meus brinquedos. Rapidamente ensinamos as crianças a pensar “o que eu tenho a ganhar com isso?”....
Resumindo e concluindo...
Resumindo e concluindo...
Antes de tu como mãe/pai ou educador decidires utilizar um sistema de recompensa pergunta-te qual o teu objectivo. O que queres ensinar a criança? Que
tipo de adulto queres ajudar a desenvolver? Queres uma criança que
entende que pode fazer o que os outros dizem desde que ele tenha algo a
ganhar com isso? Ou queres que o teu filho se torne num individuo
independente e responsável?
E para acabar, pensa em ti próprio. Se tiveres tido uns dias muito stressantes no trabalho,
ou se estás um pouco triste com a vida em geral… chegas a casa ou ao
trabalho irritado e com pouca paciência…. O que preferias: Um
autocolante bonito se te “portares bem” (e ficar de castigo se não o fizeres..) ou ajuda para mudares a tua situação?
bom texto, abordou que o sistema de recompensa nao funciona, mas tb não mostrou o sistema que realmente funciona.!!!!
ResponderEliminarFunciona se tb não houver recompensas, ou seja castigo.. Além disso só se falou em recompensas materiais e o sistema de recompensas pode servir de a nível sentimental para aproximar pais e filhos principalmente aqueles que têm pouco tempo porque a recompensa pode ser fazer alguma coisa juntos e assim todos são compensados ;)
ResponderEliminarFunciona se tb não houver recompensas, ou seja castigo.. Além disso só se falou em recompensas materiais e o sistema de recompensas pode servir de a nível sentimental para aproximar pais e filhos principalmente aqueles que têm pouco tempo porque a recompensa pode ser fazer alguma coisa juntos e assim todos são compensados ;)
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